“ - De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?”(Ernest Hemingway)
RSS

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Caracterização dos Pais



Com base nos dados fornecidos pelas educadoras da sala amarela, pudemos constactar as seguintes situaçoes, relativamente aos pais e às crianças:


Habitação dos Pais e das Crianças

Gráfico 1


Este gráfico corresponde ao tipo de habitação em maior relevo. Verifica-se assim que o tipo de habitação mais comum é a casa e o apartamento com uma maior percentagem, correspondendo a 47,37%. Desta forma, constata-se que existe uma igual percentagem de pais que residem tanto em casas, como em apartamentos. Existindo apenas uma pequena faixa correspondente ao patronato, rodando apenas os 5, 26%.




Idades dos Pais



Gráfico 2


Este gráfico mostra-nos entre que idades se encontram os pais das crianças da sala amarela, verificando-se que estas variam de forma bem significativa.
Analisando este gráfico verificamos que as idades situam-se entre os 22 anos e os 60 anos para o sexo feminino, e entre os 28 anos e os 48 anos o sexo masculino. Verifica-se deste modo que a idade mais alta é a de uma pessoa do sexo feminino.
Verificamos que existe uma grande percentagem de mães com 36 e de pais 40 anos. As restantes idades dos pais das crianças encontram-se distribuídas de igual forma pelas demais idades.



Agregado familiar a Residir com as Crianças



Gráfico 3


Com este gráfico é possível verificar, através da análise da parte esverdeada, que a maior parte das crianças tem um agregado familiar constituído por quatro pessoas.
Logo a seguir em maior número, mediante a observação da parte avermelhada, é possível verificar que as crianças vivem com três pessoas.
O resto das crianças têm um agregado familiar que varia entre duas, cinco, seis ou até nove pessoas.


Freguesias em que as Crianças residem




Gráfico 4

O gráfico corresponde às freguesias em que as crianças da sala amarela, do infantário Livia Nossolini, residem. Este mostra em que zona reside o maior número de crianças, sendo que, como é possível observar através do gráfico, pela parte azulada, 66,67% das crianças reside na freguesia de Santa Maria Maior. Uma segunda parcela, correspondente a zona azulada mais clara, correspondente a uma percentagem mais baixa do que a primeira, precisamente 11,11% contém crianças da zona de Santo António. As restantes parcelas, como é evidente, com uma percentagem mais baixa, de zonas um pouco mais distanciadas. Contudo é de referir que possuem a mesma percentagem de crianças, ou seja, 5,56% nas restantes freguesias. Naturalmente, existe uma maior percentagem de crianças residentes em Santa Maria Maior, visto o infantário se situar nessa mesma zona.


Situação Profissional dos Pais



Gráfico 5


O gráfico demonstra a situação profissional dos pais, sendo esta bastante diversificada.
Reparamos que muitas mães encontravam-se desempregadas, sendo a profissão doméstica a segunda persistente.
Já para o sexo masculino observe-se que é de maior relevo a profissão de vigilante, de pedreiro e de engenheiro, encontrando-se os outros pais com profissões variadas e bem distintas entre si.
Saliente-se que não existem profissões comuns para o sexo feminino e para o masculino, sendo estas bem divergentes.



Habilitações literárias dos Pais


Gráfico 6


Através deste gráfico é possível compreender que as habilitações literárias dos pais das crianças, variam entre a 4º classe e o mestrado.
Contudo, o mais frequente é que os pais tenham entre o 9ºano e a licenciatura. Há um pai que tem mestrado, mas não se encontrou nenhuma mãe que também o tivesse. Apesar deste facto se ter verificado, percebemos que, em relação aos pais, há mais mães com o 12ºano de escolaridade e com a licenciatura. Estas têm, geralmente, níveis mais elevados de escolaridade.