“ - De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?”(Ernest Hemingway)
RSS

sábado, 2 de janeiro de 2010

Educar

A tarefa de educar é um trabalho complexo que ocorre todos os dias, é um trabalho humilde que lenta e pacientemente vai rasgando caminhos e conduzindo ao desenvolvimento das pessoas que constituirão e serão o futuro.
Educar passa, desta forma, por proporcionar igualdade de oportunidades educativas a todas as crianças, fornecendo experiências activas e diversificadas que permitam que ocorra o desenvolvimento do saber fazer, do saber estar, do saber ser e do saber viver com os outros, preparando-as para a vida na sociedade. O desafio fundamental da educação insisti, desta forma, na formação de crianças e de jovens, enquanto pessoas bem desenvolvidas no âmbito do físico, do intelecto, do cognitivo, do emocional e do social.
Pelo que já foi dito e por termos noção da importância que o nosso futuro trabalho irá desempenhar na vida dos mais novos, apercebemo-nos o quanto a nossa formação constitui um aspecto fundamental. Ao longo destes três anos de curso, a cadeira de IPP, tem nos proporcionado variados conhecimentos que terão um papel fundamental na nossa futura e tão desejada profissão, nomeadamente no que concerne a competências teóricas, metodologias e práticas, dando-nos as ferramentas principais para uma prática profissional futura de qualidade.
A cadeira e o curso em si, tem nos feito perceber, de uma forma bem mais geral, que é fundamentalmente a acção consciente dos educadores que permite que as crianças desenvolvam as suas aptidões físicas e intelectuais bem como os seus sentimentos sociais, estéticos e morais, tendo um papel que é impossível esquecer na missão de construção do Homem.