“ - De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?”(Ernest Hemingway)
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sábado, 2 de janeiro de 2010

Rotinas

“As rotinas desempenham um papel importante no momento de definir o contexto no qual as crianças se movimentam e agem actuando como organizadoras estruturais de experiências quotidianas. “ (Zabalza, 1998: 52)
Estas têm como fim principal proporcionar uma sequência de planeamento, trabalho e síntese de memória, proporcionando às crianças e aos educadores, um processo de ajudar relativamente ao planeamento, à execução de projectos, à tomada de decisões sobre a aprendizagem das crianças e à sua possibilidade de explorar.
As rotinas dão conforto às crianças, ajudando a que se desenvolvam de forma saudável e adequada. Quando os horários e as rotinas diárias são previsíveis e estão bem coordenadas em vez de estarem em constante mudança, as crianças se sentem mais seguros e confiantes.
No Infantário Nosolini reparamos que todas as crianças já tinham assimilado a rotina diária, participando nesta todos os dias. Sabiam o que ia acontecer no momento seguinte, as crianças estavam sintonizadas com o ritmo do seu próprio corpo e com o ritmo do dia. Desde o primeiro dia de actividades que todas as partes da rotina eram seguidas, dia-a-dia, sempre na mesma ordem, usando o nome de cada tempo. Sabendo o nome de cada uma das partes da rotina, as crianças dominavam o horário do jardim-de-infância como uma serie previsível de acontecimentos. A maior parte das crianças já não dependiam da educadora para lhes dizer o que ia acontecer depois. É importante salientar que as educadoras utilizavam um sinal para marcar o fim dos tempos, alertando as crianças alguns minutos antes do que iriam fazer depois.
As educadoras, no início do ano lectivo, tiveram que aprender e procurar responder ao horário diário de cada criança e, ao mesmo tempo, procurar desenvolver um horário diário global que se adaptasse a todas as crianças do grupo. Esta é uma das razões pela qual podemos verificar a importância do diálogo, da análise e das observações das crianças em grupo e individualmente para a planificação das actividades a desenvolver na creche ou no jardim-de-infância.