“ - De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?”(Ernest Hemingway)
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sábado, 2 de janeiro de 2010

As crianças da sala amarela

As crianças da sala amarela, como quase todas as crianças, eram extremamente curiosas e atentas.
Gostavam de brincar, da companhia dos outros e de partilhar. Recriavam nas suas brincadeiras várias profissões, animais e a vida familiar. Os meninos adoravam brincar com os carrinhos, dando vida e velocidade a estes, as meninas, por sua vez, queriam sobretudo cozinhar e falar ao telefone. Paulo Freire refere que as brincadeiras têm grande importância no período da infância, já que com alegria e prazer, as aprendizagens ocorrem de uma forma mais útil e proveitosa.
Adoravam também ouvir histórias, recontá-las e cantar. Notou-se, de igual forma, que as crianças já entendiam quase tudo o que era dito, contudo, expressavam-se mediante frases simples.
A educadora alertou-nos, da mesma forma, para o facto das actividades preferidas das crianças serem as actividades relacionadas com a expressão plástica: o desenhar, o pintar, o rasgar e o colar. Ainda não utilizavam a tesoura, mas de resto já faziam um pouco de tudo. Ja conheciam os números e as cores primárias
É característica de todas a crianças, segundo Piaget, no estágio pré-operatório, atitudes um pouco egocêntricas. Contudo, não observamos muito isto na sala amarela. Surgiram apenas pequenos conflitos que de imediato, a educadora procurava resolver. Estas birras não duravam muito tempo.