“ - De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?”(Ernest Hemingway)
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sábado, 2 de janeiro de 2010

Alimentação

Comer bem, Crescer Saudável!
Os infantários, sobretudo, desempenham, entre várias outros já mencionados, um papel essencial no que diz respeito à necessidade de uma alimentação correcta e bem saudável por parte das crianças. É importante não esquecer que o infantário é encarado como um dos agentes mais importantes na educação alimentar.
Saliente-se que é extremamente fundamental que a aprendizagem dos hábitos de alimentação saudável se inicie logo nos primeiros anos de vida. É com este objectivo que a Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Planeamento e Recursos Educativos desenvolve vários trabalhos nesta área, em prol de um serviço de alimentação saudável e de qualidade em todos os Estabelecimentos de Infância e Escolas Básicas de 1º Ciclo da RAM.
O rápido desenvolvimento físico e intelectual da criança tem que ser devidamente compensado com uma alimentação rica, variada e equilibrada. Não obstante pesarem muito menos que os adultos, as crianças têm uma maior necessidade de nutrientes e de calorias na sua alimentação. Uma criança bem alimentada cresce mais depressa e adquire com naturalidade as defesas necessárias para combater a doença e as infecções.
A alimentação das crianças pequenas é muito importante, porque influencia, tal como já foi referido, o seu amadurecimento físico e psicológico. Torna-se indispensável porporcionar um equilíbrio nutricional às refeições e ter-se mais cuidado com a preparação e conservação dos alimentos.
No Infantário D. LÍVIA NOSOLINI reparamos que as horas das refeições constituíam momentos de socialização entre as crianças das várias salas e as respectivas educadoras. Era fomentado um ambiente de harmonia e de prazer e não um momento de intranquilidade para as crianças e para os demais.
A todos os instantes, era promovido o gosto por uma alimentação saudável. As educadoras elogiavam os alimentos e incentivam as crianças, constituindo esta atitude um primeiro passo para o culto de uma alimentação saudável. Neste sentido, as educadoras forneciam diversas informações sobre a necessidade de uma alimentação saudável, estimulando as crianças para esta temática, através da elaboração de materiais e de experiências originais de educação alimentar.
As crianças além de manifestarem já preferência por alguns alimentos, dominavam o uso dos talheres e tinham uma postura correcta à mesa. Torna-se importante ainda sublinhar que em todas as mesas do refeitório o nome de cada criança permanecia visível, de modo a que estas pudessem saber sempre onde é o seu correcto lugar.
Durante a hora das refeições a educadora permanecia activa, servindo as crianças, fornecendo primeiramente a fruta devidamente cortada e depois o pão, sendo este facultativo. Nestes casos, era dado pequenas proporções de fruta em que podiam repetir se quisessem, impedido assim o desperdício dos alimentos. O volume de alimentos consumidos era pequeno, devido a capacidade do estômago ser limitada sobretudo até aos 5 anos de idade.
O Infantário dispõe de uma cozinha e de um refeitório completamente equipados e com pessoal especializado na confecção dos alimentos, contudo, as refeições deste estabelecimento são fornecidas por uma empresa, a qual não tivemos acesso à sua identificação. é de acrescentar que as refeições disponibilizadas têm em especial atenção as necessidades nutricionais das várias faixas etárias que constituem o respectivo Infantário.