“ - De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?”(Ernest Hemingway)
RSS

sábado, 2 de janeiro de 2010

Higiene e Cuidados Corporais


A conservação das condições de higiene de cada criança, além de evitar a presença de doenças, contribui para que estas se sintam mais confortáveis e bem-dispostas na realização das actividades diárias. A higiene tem implicações sociais, pois as crianças podem se sentir aceites ou rejeitadas, por uma boa ou deficiente higiene.
No Infantário, isto segundo as nossas observações, reparamos que as educadoras prendiam-se com hábitos e regras de higiene e cuidados pessoais, envolvendo-se nas rotinas diárias das crianças, estimulando-as para o conhecimento e práticas das mesmas. Estas encaminhavam as crianças para lavar e secar as mãos sempre que sujas, antes e após as refeições e depois de irem à casa de banho. Neste caso, trata-se de um método que, além do mais, não exige nenhum equipamento especial ou qualquer treino. Mas, é suficientemente poderoso para nos livrar dos germes perigosos, sendo uma atitude fundamental, numa altura que tanto se debate sobre doenças, nomeadamente a gripe A.
Quanto aos espaços de higiene corporal, reparamos que eram de fácil acesso para usar e limpar. Estes, eram coloridos e convidativos, fazendo com que as crianças se sentissem à vontade. Contudo, e apesar de estarem junto à sala de actividades, a sua localização não permitia que as educadoras conseguissem manter o contacto visual com as restantes crianças. A área era grande, as sanitas eram baixas, o papel higiénico permanecia ao alcance das crianças. Os lavatórios também eram baixos, permitindo às crianças abrir e fechar a torneira com facilidade.
Foi-nos dito, de igual forma, relativamente à roupa de cama de cada criança, que é mudada semanalmente ou sempre que necessário. Estas, permaneciam limpas e desinfectadas e nunca eram utilizadas por outra criança sem antes ser lavada.
Relativamente aos cuidados de higiene realizados pelos restantes funcionários da Instituição é fundamental salientar que estes também são fundamentais para a boa saúde das crianças, sendo fundamentais para a prevenção da propagação de variadas doenças. Reparamos que as funcionárias possuiam formação adequada, nomeadamente a nível da lavagem das mãos, dos utensílios, estando alertas para os benefícios por detras da utilização de vestuário e calçado adequado e confortável. Não nos podemos esquecer o quanto é importante “proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e segurança nomeadamente no âmbito da saúde individual e colectiva”. (Orientações Curriculares para a educação Pré-escolar p.15-16)