“ - De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?”(Ernest Hemingway)
RSS

sábado, 2 de janeiro de 2010

História de Natal

Decidimos começar o dia da nossa actividade contando uma história às crianças sobre o Natal, procurando acalmá-las, fazer uma introdução à época natalícia e à própria actividade.
É da salientar que tivemos muito cuidado na escolha da história que iríamos contar. Escolhemos a história de acordo com as características do grupo: as idades, as características do ambiente familiar, o contexto económico das famílias e, sobretudo, tivemos atenção pelas preferências e os interesses das crianças.
Ao contar a história procuramos usar a entoação adequada, sempre que achamos pertinente explicamos o significado das palavras que não conheciam, movimentamos o corpo, olhamos para as crianças, dando-lhes oportunidades de expressarem as suas opiniões.
É de salientar que, além da transmissão do conteúdo, procuramos com a história tentar aumentar o vocabulário das crianças, desenvolver o seu gosto pela leitura e fazê-las compreender a moral deste conto, desenvolvendo-lhes a confiança pelo lado do bem. Foi nosso objectivo que as crianças, através do imaginário e do fantástico, compreendessem o conteúdo moral da história, colaborando para a interiorização de valores e para a construção da ética e da cidadania das nossas crianças. Acreditamos que a história que contamos facultou o interesse das crianças para possíveis formas de participar e de estar no mundo, proporcionando a estruturação de alguns aspectos das suas personalidades.
Depois ter sido contada, foi nosso objectivo que as crianças recreassem ou recontassem a história, desenvolvendo diversas formas de linguagem, de comunicação e expressão de ideias e sentimentos. Achamos que as crianças gostaram muito da história, tendo sido criado um espaço para a alegria em que as crianças ficaram maravilhadas e concentradas no mundo da fantasia.

http://www.profala.com/artigopsicopedagogia5.htm