“ - De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?”(Ernest Hemingway)
RSS

sábado, 2 de janeiro de 2010

Gripe A

A “gripe A” também conhecida como “vírus H1N1”, é um novo subtipo de gripe que apareceu recentemente, e que afecta rapidamente e gravemente os seres humanos. Este novo subtipo apresenta uma combinação de várias gripes, como a aviaria e a suína, mas numa forma nunca antes vista.
Actualmente existem em todas as escolas medidas de prevenção contra a gripe A, que vão desde medidas de higiene pessoais até outras mais gerais relacionadas com o próprio ambiente escolar, que evitam o contágio tão rápido da doença. Cabe aos educadores e professores ensinar aos alunos, as regras de uma protecção contra um vírus capaz de matar.
No Infantário D. LÍVIA NOSOLINI havia uma ‘sala de isolamento’ para casos de gripe A. Subsistia medidas de higiene pessoal como cobrir a boca e o nariz aquando a tosse ou os espirros; a obrigação frequente da lavagem das mãos das crianças e de todos os membros da Instituição e a lavagem, de igual forma frequente, de todos os materiais após a sua utilização. Falaram-nos ainda da necessidade de um arejamento mais frequente da sala.

Com as visitas ao Infantário constatou-se que a lavagem das mãos era a medida mais frequente e supervisionada. Após cada actividade, não só as crianças lavavam as mãos, como também os materiais eram arrumados e guardados de forma a serem limpos e poderem ser utilizados novamente sem risco de contaminação.
Verificamos que embora houvesse pelo Infantário medidas de prevenção contra a gripe A, este assunto e as próprias medidas de prevenção não eram muito discutidas com as crianças. Na nossa opinião achamos ser necessário alertar as crianças para estas questões, reforçando o quão importante é a prevenção. Sendo esta gripe o novo mal dos nossos tempos, deveria ser introduzido actividades relacionadas com esta temática, mostrando às crianças as melhores formas de se prevenirem.

Estas medidas não bastam. É preciso dialogar com as crianças sobre muitas outras medidas que apesar de necessárias e fundamentais não são, a maior parte das vezes, suficientemente valorizadas como capazes de evitar um possível contágio. Uma constante preocupação de higiene e seguir medidas de prevenção diariamente é uma mais-valia para proporciona-se às crianças uma melhor segurança, contribuindo para a formação de um local bem mais seguro e saudável.