“ - De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?”(Ernest Hemingway)
RSS

sábado, 2 de janeiro de 2010

Descrição da nossa actividade

Depois de ter sido transmitida a ideia da história, o sentimento de afectividade e o espírito natalício, as crianças foram lanchar.
Enquanto estas lachavam, preparamos a sala para a nossa actividade. Nas duas mesas da sala colou-se moldes de natal juntamente com taças, que no seu interior continham vários bolinhas de papel crepe de várias cores e, ainda, algumas colas. À parte, montou-se uma pequena árvore de natal, a qual seria enfeitada com os moldes preenchidos pelas crianças. Quando as crianças regressaram do lanche, efectuamos a divisão das crianças em pequenos grupos. Colocaram-se cinco crianças em cada mesa. Posteriormente foi-lhes pedido que escolhessem livremente um molde e colassem as bolinhas de papel crepe, de modo a preencher o respectivo molde.
Saliente-se aqui que, muitas crianças manifestaram muito interesse em repetir a actividade, fazendo mais do que um molde. Enquanto umas crianças realizavam o seu trabalho, outras ficavam no tapete a visionar um filme, sendo a melhor opção para controlar toda a situação de aprendizagem.
Após todas as crianças terem concluido, pelo menos, um molde, reunimo-las no tapete e chamamos uma a uma, conforme o nome no molde, para que fossem elas mesmas a colocar o seu produto final (trabalho) na árvore de natal.
Foi possível verificar o encanto e dedicação das crianças na realização desta tarefa, respeitavam-se e solicitavam a nossa ajuda sempre que necessário.
Após a finalização dos efeitos na árvore de natal, preparou-se, com a ajuda da educadora, tinta para pintar as mãos das crianças, para que estas fixassem a sua marca numa estrela feita por nós. Esta actividade foi organizada da seguinte forma: todas as crianças estavam reunidas no tapete e quando solicitadas por nós, dirigiam-se até as tintas, onde era pintada a sua mão e depois esta era marcada na estrela. Posteriormente dirigiram-se à casa de banho, onde permanecia uma de nós, ajudando-as a lavarem as mãos.
No final, relembrou-se as actividades, questionando às crianças se tinham gostado, onde obtivemos um feedback positivo. Salientamos que, embora simples, as actividades foram realizadas com gosto, afeição, entusiasmo por parte das crianças. A escolha dos materiais e o tipo de actividades realizadas cativou a atençao destas.
Despedimo-nos com votos de um feliz Natal e distribuindo uma lembrança com bombons a todas as crianças.