“ - De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?”(Ernest Hemingway)
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sábado, 2 de janeiro de 2010

A música

Durante a realização da actividade colocamos música de fundo de Natal. Procuramos, desta forma, que a sala ficasse mais alegre e as crianças mais receptivas para o Natal.
Além do desenvolvimento da capacidade auditiva das crianças, a música exercita a capacidade de compreensão, de atenção e de análise das crianças. Tivemos o cuidado para que as músicas escolhidas estivessem relacionadas com o tema da nossa actividade e com o conteúdo a ser trabalhado, de forma a tornar a actividade mais agradável.
Decidimos valorizar a importância de proporcionar aos mais novos oportunidades de “contactarem” com a música. Contudo, é também do nosso objectivo chamar atenção para o facto desta não dever ser introduzida de forma rotineira e automática.
A música é uma importante atividade educacional dentro das salas de aula, já que permite o desenvolvimento da criatividade e de outras capacidades, aptidões e faculdades. É importante não esquecer do papel fundamental da música, como meio facilitador do processo de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psico-motor, social e afectivo das crianças, ou seja, a formação global das crianças. A música na educação amplia o desempenho das crianças, estimulando e desenvolvendo a percepção, a memória e a inteligência.
A música, quando bem escolhida e de uma forma geral, favorece o desenvolvimento da socialização, a descarga emocional, a reacção motora, ao mesmo tempo que estimula a compreensão, a participação e a cooperação.
Grardner apresenta a música e a musicalidade como elementos intrínsecos para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo e para a facilitação de qualquer aprendizagem, defendendo a existência de uma "inteligêcia musical".
A presença da música em actividades que lhes dêem prazer, vai levar que as crianças se expressem e demonstrem as suas emoções e os seus sentimentos, estabelecendo reacções com o ambiente em que vivem e desenvolvendo estas um sentimento de segurança e auto-realização, levando ao alívio de possíveis tensões que possam existir.É necessário que o professor desenvolva a música em vários momentos do dia, porém não de forma rotineira e automática. Devemos dar à criança oportunidade de viver a música, apreciando, cantando e criando som.
É necessário desenvolver a musicalidade com as crianças, durante os vários momentos da rotina do quotidiano, devido ao seu importante papel na construção das aprendizagens e da própria personalidade de cada crianças.