
Através do cd, as famílias têm oportunidade de observar como decorreu a actividade e qual foi metodologia utilizada, podendo estes perceber qual o progresso do seus filhos. Assim, os pais puderam estar atentos ao que os filhos fizeram, às suas atitudes e aos seus comportamentos.
Pretendemos, desta forma, favorecer o envolvimento das famílias na nossa actividade e modificar os padrões tradicionais das escolas em relação à interacção com as famílias das suas crianças, cuja que costuma ser muito reduzida e limitada.
Foi dos nossos objectivos primordiais alertar através deste blog, para a necessidade de modificações significativas nas atitudes em relação à importância do envolvimento parental na vida do Infantário. Nós, enquanto futuras profissionais na área da educação, temos que perceber que educadores e professores constituem um elemento chave no desenvolvimento de parcerias entre a escola e a família ou com a respectiva comunidade. Relações adequadas entre estas instâncias socializadoras vai facultar benefícios extremamente positivos para todos, nomeadamente crianças, pais e educadores. Quando a relação entre a escola e a família é de colaboração e ajuda, beneficiam as crianças, e também os pais e os educadores.
O Infantário deve abrir-se para a comunidade e esta estar preparada para a interligação entre ambas as instâncias, no sentido de serem capazes de, em conjunto, partilharem os seus saberes e competências e de reflectirem sobre as políticas educativas relacionadas com a realidade social em que as crianças estão inseridas.
Note-se que, cada vez mais, há necessidade dos educadores e professores estarem em sintonia com a necessidades e os interesses das famílias. Queremos salientar que a escola não vive sem a família e nem a família vive sem a escola, já que só através de uma correcta relação é que haverá a formação de um indivíduo saudável e estável, sendo este o nosso verdadeiro objectivo.
Foi dos nossos objectivos primordiais alertar através deste blog, para a necessidade de modificações significativas nas atitudes em relação à importância do envolvimento parental na vida do Infantário. Nós, enquanto futuras profissionais na área da educação, temos que perceber que educadores e professores constituem um elemento chave no desenvolvimento de parcerias entre a escola e a família ou com a respectiva comunidade. Relações adequadas entre estas instâncias socializadoras vai facultar benefícios extremamente positivos para todos, nomeadamente crianças, pais e educadores. Quando a relação entre a escola e a família é de colaboração e ajuda, beneficiam as crianças, e também os pais e os educadores.
O Infantário deve abrir-se para a comunidade e esta estar preparada para a interligação entre ambas as instâncias, no sentido de serem capazes de, em conjunto, partilharem os seus saberes e competências e de reflectirem sobre as políticas educativas relacionadas com a realidade social em que as crianças estão inseridas.
Note-se que, cada vez mais, há necessidade dos educadores e professores estarem em sintonia com a necessidades e os interesses das famílias. Queremos salientar que a escola não vive sem a família e nem a família vive sem a escola, já que só através de uma correcta relação é que haverá a formação de um indivíduo saudável e estável, sendo este o nosso verdadeiro objectivo.
http://www.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/25/Orientacoes_curriculares.pdf