“ - De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?”(Ernest Hemingway)
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sábado, 2 de janeiro de 2010

Relação Infantário-Família

Tendo em conta as vantagens que se obtém duma relação estreita entre o Infantário e a família, decidimos oferecer a todos os pais ou encarregados de educação um cd com as fotos de todos os momentos que fizeram parte da nossa actividade.
Através do cd, as famílias têm oportunidade de observar como decorreu a actividade e qual foi metodologia utilizada, podendo estes perceber qual o progresso do seus filhos. Assim, os pais puderam estar atentos ao que os filhos fizeram, às suas atitudes e aos seus comportamentos.
Pretendemos, desta forma, favorecer o envolvimento das famílias na nossa actividade e modificar os padrões tradicionais das escolas em relação à interacção com as famílias das suas crianças, cuja que costuma ser muito reduzida e limitada.
Foi dos nossos objectivos primordiais alertar através deste blog, para a necessidade de modificações significativas nas atitudes em relação à importância do envolvimento parental na vida do Infantário. Nós, enquanto futuras profissionais na área da educação, temos que perceber que educadores e professores constituem um elemento chave no desenvolvimento de parcerias entre a escola e a família ou com a respectiva comunidade. Relações adequadas entre estas instâncias socializadoras vai facultar benefícios extremamente positivos para todos, nomeadamente crianças, pais e educadores. Quando a relação entre a escola e a família é de colaboração e ajuda, beneficiam as crianças, e também os pais e os educadores.
O Infantário deve abrir-se para a comunidade e esta estar preparada para a interligação entre ambas as instâncias, no sentido de serem capazes de, em conjunto, partilharem os seus saberes e competências e de reflectirem sobre as políticas educativas relacionadas com a realidade social em que as crianças estão inseridas.
Note-se que, cada vez mais, há necessidade dos educadores e professores estarem em sintonia com a necessidades e os interesses das famílias. Queremos salientar que a escola não vive sem a família e nem a família vive sem a escola, já que só através de uma correcta relação é que haverá a formação de um indivíduo saudável e estável, sendo este o nosso verdadeiro objectivo.
http://www.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/25/Orientacoes_curriculares.pdf