“ - De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?”(Ernest Hemingway)
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sábado, 2 de janeiro de 2010

Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância



Uma vez que, a educação pré-escolar é encarado como um marco fundamental no processo de desenvolvimento da criança são inquestionáveis o papel e a importância da linguagem como capacidade e veículo de comunicação e de acesso ao conhecimento sobre o mundo e sobre a vida pessoal e social.
Com base nas nossas observaçoes e prática, verificamos que as educadoras procuram encaminhar a criança para a construção da sua capacidade de comunicar e expressar-se. Era proporcionado à criança ambientes propícios para o desenvolvimento da linguagem, embora estes não fossem muito diversificados. O mais comum, realizado na sala de actividades era o conto de histórias e posteriormente o seu reconto por parte das crianças.
É de referir a existência de uma criança com necessidades educativas especiais, a qual, com base nas nossas observações, não lhe proporcionavam muitos momentos de desenvolvimento da linguagem, sendo esta, na maior parte das vezes, colocada de parte.
Através da actividade ‘conto e reconto’ de uma história procurou-se proporcionar momentos de aprendizagem da linguagem. Com a história pretendemos abrir as crianças para o diálogo connosco, criando uma interacção positiva para as actividades seguintes. Procuramos criar, em todos os momentos da nossa actividade, um processo de comunicação frequente com as crianças
É importante, nesta fase de vida das crianças, facultar diversas maneiras de desenvolverem a sua capacidade de comunicação verbal. Note-se que é durante a infância que devemos combater as assimetrias que afectam o desenvolvimento da linguagem nas crianças. Desta forma, se o educador não estimula as crianças ao nível da linguagem, mais tarde, estas terão problemas ao nível da mesma. Neste sentido, as crianças precisam de oportunidades para dialogar, para se expressarem, o que requer tempo e espaço por parte do adulto para as ajudar
No Infantário, observamos que as educadoras estimulam procuram estimular as crianças ao nível da comunicação, sendo também esse o nosso objectivo durante a realização das diversas actividades. As nossas conversas com as crianças, ao longo das actividades, permitiu-nos criar mais um dia de esforço positivo na comunicação e desenvolvimento das mesmas. Tentamos dialogar através de códigos simples, de forma a que as crianças entendessem o que lhes queríamos transmitir e pudessem exteriorizar e comunicar, de igual forma, os seus pensamentos.
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/779/Conhecimento_Lingua.pdf