“ - De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?”(Ernest Hemingway)
RSS

sábado, 2 de janeiro de 2010

O Natal

Durante a nossa actividade decidimos “trabalhar” o Natal, devido à proximidade da época e devido à grande importância e interesse que esta temática desperta nas crianças.
O Natal para as crianças tem particular relevo e importância. Estas esperam ansiosamente pela noite em que recebem os presentes, em que, segundo a tradição da maior parte das famílias, é o “Pai Natal” quem os entrega, pedindo unicamente em troca que as crianças tenham, ao longo do ano, um bom comportamento.
Procuramos que as crianças compreendessem que o Natal representa acima de tudo a comemoração do nascimento do menino Jesus, devendo ser uma época de enorme alegria e de confraternização em que o mais importante é apreciar o momento em que toda a família se reúne.
Tentamos, paralelamente, explicar que o espírito de Natal está relacionada com o amor, com a amizade e com a partilha, e não só com a quantidade de prendas que temos debaixo do nosso pinheirinho. Alertamos para a necessidade de ajudar os que mais precisam, nem que seja através de um sorriso, de um beijo, de um abraço, um pedaço de pão ou dando os brinquedos que já não queremos, de forma a que todas as pessoas possam ter um presente à sua espera.
Explicamos, simultaneamente, a importância de seremos bons, correctos, solidários, justos, autênticos e de perdoarmos uns aos outros, uma vez que os valores adquiridos na infância são os que carregamos durante toda a nossa vida.
Através da nossa actividade, as crianças puderam envolver-se e participar na decorações natalícias da sala de actividades, procurando explicar que até mesmo em relação aos presentes não é o valor monetário que mais interessa, mas sim a intenção e tudo o que é feito com dedicação, gosto e carinho.