“ - De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?”(Ernest Hemingway)
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sábado, 2 de janeiro de 2010

Orientações Curriculares


As práticas do pré-escolar assentam, sobretudo, nos conhecimentos e na criatividade do educador. Como sabemos, a educação pré-escolar é, entre nós, o único subsistema educativo que não apresenta um currículo definido, fazendo com que a ideia do pré-escolar como um processo eminentemente educativo fosse, muitas vezes, esquecida.
As Orientações Curriculares foram implementadas de forma a que esta situação sofresse alguma alteração. No Infantário NOSOLINI reparamos que os educadores têm em conta o que está escrito nas Orientações Curriculares, baseando as suas práticas neste documento.
É de salientar que as Orientações Curriculares partem do pressuposto que é necessário valorizar o que as crianças já sabem como fundamentos para novas aprendizagens e ter em conta uma pedagogia diferenciada, centrada na cooperação, em que cada criança tenha a oportunidade de usufruir dos benefícios do processo educativo desenvolvido com o grupo. É importante que o educador observe, planeie, actue e avalie, de forma a adequar a sua prática às necessidades das crianças.
Além do que já foi dito, é de chamar atenção para o facto destas seguirem o sistema das áreas de conteúdos, nomeadamente: a área de formação pessoal e social, a área de expressão e comunicação e, por fim, a área de conhecimento do mundo. Estas áreas devem ser abordadas de uma forma globalizante e integrada e nunca de uma forma isolada.
http://www.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/25/Orientacoes_curriculares.pdf